Braskem e holandesa TNO firmam parceria para reciclagem de plásticos 3e4e6n
Com o acordo, a petroquímica segue investindo nos estudos de novas formas de reciclagem para alcançar a economia circular

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, anuncia uma parceria com a Organização Holandesa de Pesquisa Científica Aplicada (TNO). Juntas, as empresas trabalharão na reciclagem por dissolução, um novo processo que possui abordagem mais próxima da reciclagem mecânica. Essa parceria é mais um exemplo do compromisso contínuo da Braskem com a inovação sustentável e a economia circular.
A colaboração busca desenvolver a tecnologia de reciclagem baseada na dissolução Möbius, um processo que purifica os resíduos plásticos, remove as impurezas e produz resina polimérica de alta qualidade. O resultado é um produto 100% segregado, ideal em diversas aplicações, incluindo embalagens para alimentos. E, ao alavancar tecnologias inovadoras e promover colaborações estratégicas, a companhia segue rumo a um futuro mais sustentável.
"A Braskem reafirma por meio desta parceria o seu compromisso com a sustentabilidade e a circularidade. Ao desenvolver tecnologias avançadas de reciclagem, pretendemos não apenas contribuir com a eliminação de resíduos plásticos, mas também alcançar um impacto ambiental positivo em toda a cadeia de valor", afirma Antônio Queiroz, vice-presidente de Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável da companhia.
A utilização da reciclagem baseada na dissolução é uma abordagem promissora para contribuir na eliminação dos resíduos plásticos e combater as mudanças climáticas. Estudos têm demonstrado que tal tecnologia tem potencial para gerar produtos com qualidade superior à reciclagem mecânica e com emissões de gás carbônico bem inferiores às já obtidas via pirólise, o que complementa os esforços da Braskem em investir em diferentes tipos de tecnologias de reciclagem.
"Estamos entusiasmados em trabalhar com a Braskem neste grande projeto. Por meio da inovação conjunta, pretendemos redefinir os limites da reciclagem dos plásticos e preparar o caminho para um futuro mais sustentável e durável", afirma Richard Braal, diretor da Divisão Indústria da TNO Energy and Materials Transition.
Para esclarecimentos adicionais à imprensa, favor contatar:
Fato Relevante
[email protected]
Braskem nas redes sociais
Press Releases 1z5t
Mais notícias
Braskem registra EBITDA recorrente de R$ 1.321 milhões no 1T25, 121% superior ao do 4T24 111q3i

Braskem marca presença no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF) e promove sessões de aceleração no Cazoolo 284q4s

Braskem Idesa e Advario inauguram o Terminal Química Puerto México 406y3p

Celebrando 15 anos de I'm greenT bio-based com aumento da capacidade de produção 4g483q

Braskem apresenta ao mercado novos grades para o segmento de eletrodomésticos 5ug56

Braskem renova parceria com AACD e faz doação de 14 toneladas de resina 3u3g6b
Clientes 2vi4y
Seja cliente Braskem 1e2g4z
Com uma estratégia pautada na economia circular de baixo carbono, desenvolvemos soluções inovadoras e mais sustentáveis, contribuindo para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Quer transformar o futuro com a gente?
Fale com nossa equipe
